quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Angiospermas.

Características gerais:
  1. Primeiros vegetais a apresentarem flores(glândulas necteríferas: coloridas, vistosas, chamativas);  
  2. Apresentam fruto.
Polonização:
os insetos e outros animais que se alimentam de néctar ou de pólen transportam os grãos de pólen de uma flor para outra, promovendo a reprodução sexuada das plantas. O transporte de pólen chama-se polonização, e os animais que fazem esse transporte são chamados de agentes polonizadores. Esse é mais um caso de mutualismo, quer dizer, de uma associação entre duas espécies em que ambas se beneficiam.
Quando o inseto pousa na flor alguns grãos de pólen grudam no corpo dele. Quando ele vai visitar outra flor da mesma espécie, o pólen poderá cair sobre a parte feminina da flor, ou seja, sobre o gineceu, ocasionando a fecundação.

Reprudução:

Gimnospermas.

Características gerais:
  1. Matrotrofia;
  2. Tecidos;
  3. Apresentam folhas modificadas para produção de esporos, que são chamados: ESTRÓBILO(pinha);
  4. Geralmente de sexos separados;
  5. São totalmentes independentes da água para reprodução.
Reprodução:
Nas gimnospermas o gameta masculino é levado pelo vento, protegido dentro do grão de pólen.
Quando alcança o estróbilo feminino, o grão de pólen germina e origina um tubo: o tubo polínico, o tubo polínico, que cresce e se aprufunda na estrutura reprodutora feminina, leva dentro de si dois gametas masculinos, chamados núcleos espermáricos.
À medida que cresce, o tubo polínico leva os dois núcleos espermáticos para perto do gameta feminino, a oosfera, a oosfera encontra-se dentro de uma cápsula chamada óvulo. Um dos núcleos espermáticos do tubo polínico se une à oosfera- é a fecundação-, dando origem a um zigoto. O zigoto vai se dividir e formar o embrião da planta.


Pteridófitas.

Características gerais:
  1. Ainda dependem da água para reprodução, o anterozóide é flagelado e nada em direção a oosfera;
  2. São os primeiros grupos de vegetais a presentarem tecidos verdadeiros, crescimento, meritema e de preenchimento, parênjquima e o condutor vascular}xilema e floema;
  3. Primeiras plantas a apresentarem órgãos: raíz, caule e folhas.
As pteridófitas apresentam várias outras características que as briófitas não possuiam: em primeiro lugar, há vasos condutores de seiva, que levam rapidamente a água e os sais minerais extraídos do solo para as folhas  e transportam para toda a planta substâncias orgânicas da folha. Por esse motivo as pteridófitas podem atingir tamanhos muito maiores que as briófitas.

Reprodução:
As pteridófitas produzem esporos, e quando eles caem no solo, eles germinam, originando uma pequena planta em forma de coração, que dura muito pouco tempo. Ela mede apenas um ou dois centímetros de diâmetro  e é chamada de prótalo.
Quando essa plantinha fica coberta pela água da chuva ou pelo orvalho, o gameta masculino(anterozoide) nada sobre a superfície úmida do prótalo e fecunda o gameta feminino(oosfera). Forma-se o zigoto, que origina uma nova planta sobre o prótalo, que morre em seguida.










Briófitas.

Características gerais:
  1. não apresentam tecido, o corpo é um talo;
  2. o seu tamanho é milimétrico.
As briófitas não apresentam os chamados vasos conmdutores de seiva- sistema de canais que nas outras plantas transporta a água e os sais minerais das raízes para as folhas e distribui para toda planta as substâncias orgânicas produzidas nas folhas.
Por isso dizemos que os musgos são plantas avasculares, e suas estruturas s são chamadas: rizóide, cauloide e filoide, pois não podem ser considerados raiz, caule e folhas verdadeiros.
Por causa da ausência de vasos condutores de seiva, por isso é que não encontramos plantas altas nas briófitas: o transporte de substância no corpo das briófitas é realizado célula por célula e, por issoé mais lento que com outras plantas terrestres. Para uma planta isso não é problema, mas para uma planta grande ela teria dificuldade em distribuir todos os nutrientes para todas as partes do corpo.

Reprodução:

A água retida é imnportante também na reprodução sexuada desses vegetais, pois o gameta masculino, chamado anterozóide, vai ao encontro da oosfera, nadando com seus flagelos.