sexta-feira, 18 de março de 2011

Os tecidos.

Evidentemente,uma única célula não é capaz de fazer o braço levantar pesos.Mas o músculo é formado por muitas células que podem se descontrair de forma organizada.Todas as células desse músculo diminuem de comprimento ao mesmo tempo e na mesma direçãoe, assim,produzem uma força capaz de movimentar o braço.se observarmos a célula de um animal através de um microscópio,veremos que as células se reúnemem grupos e cada grupo desempenha uma função.Esses conjuntos são chamados de TECIDOS.

Por dentro da célula.

A célula é formada por diversas partes que funcionam em conjunto e a mantêm viva. Temos três partes principais da célula: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.MEMBRANA PLASMÁTICA:a função dela e´controlar o que entra e sai da célula.Também ajuda a eliminar o que está em excesso dentro da célula. CITOPLASMA:é um material gelatinoso composto de água ,sais minerais e outras substâncias. Nele encontramos as organelas, elas realizam várias funções dentro da célula.dentro da célula da planta há uma cavidade cheia de líguido,o vacúolo,e cloroplastos.NÚCLEO:nele existem minúsculos   fios os cromossomos.cada um é formado por uma ''fileira'  de genes.Os genes controlam as atividades das células e determinam várias características dos seres vivos, como a altura e a cor dos olhos.Os genes são formados pelo ácido desoxirribonucleico, ou DNA.O núcleo funciona como uma espécie de centro de comando da célula.

A célula é viva.

Á medida que aumentaram os conhecimentos sobre a célula , sabe-se que a celula é viva ,e que ela se alimenta,cresce e realiza várias funções que mantêm a vida.Então a célula passou a ser considerada  asm enor parte viva de um organismo: a unidade da vida.então surgiu a TEORIA CELULAR, que diz que todos os seres vivos são formados por células e que toda célula se origina de outra célula.Citologia éa parte da biologia que estuda as células.

Seres vivos.

Os animais  as plantas são seres PLURICELULARES quer dizer, que são formados por muitas células.Também existem seres formados por apenas uma célula,e são chamados  de seres UNICELULARES um exemplo de seres unicelulares são as amebas.