domingo, 12 de junho de 2011

Nossas defesas naturais.

Estamos em risco de todo o momento ficarmos doentes, mas isso não ocorre porque o nosso organismo esta cheio de defesas contra esses organismos.
Uma dessas defesas é chamada de ANTICORPOS, eles são substâncias que se ligam aos organismos invasores e ajudam a destruí-los.
Todos os anticopos são específicos, porque cada tipo de anticorpo ataca um determinado tipo de microrganismo. Quando o vírus do sarampo por exemplo, nos ataca criamos anticorpos apenas para combater esse vírus.
Mas essa reprodução não é instantânea, porque a velocidade da produção de anticorpospode variar de acordo com o tipo de vírus e pelo estado geral da pessoa.
Quando a pessoa se curar o anticorpo vai guardar uma "lembrança" da doença se talvez pegarmos de novo essa doença o anticorpo vai poder se "livrar " mais rrápido da doença!

A reprodução dos vírus.

Por apresentarem uma orgavnização muito simples, os vírus não têm como produzir suas próprias proteínas, nem como produzir energia ( pois eles não respiram).
POr tanto só conseguem se reproduzir quando dominam uma célula e a faz ela trabalhar para ele, essa é a reprodução de um vírus BACTERIÓFAGO, o vírus ingeta o seu DNA, com isso o DNA dele orienta a fornação de cópias de seu material genético, no fim do processo a bactéria cheia de vírus arrebenta liberando os novos vírus.
Se algum daqueles vírus se encostar em outra bactéria o processo se repete.
Os vírus são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios 9veja o esquema de sua reprodução).

Como são os vírus

A organização dos vírus é muito simples,eles são envoltórios ou cápsulas de proteína que contem material genético.
Na maioria dos vírus o material genético é o mesmo que forma os genes de outros seres vivos- o dna em alguns vírus,porém, o material genético é formado por uma substância semelhante ao DNA, o RNA.
VÍRUS CAUSADOR DA AIDS

Os reinos do seres vivos

  1. REINO MONERA: Nele estão as bactérias e as algas azuis, ou cianobactérias, elas são importantes para a decomposição da matéria orgânica. Outras ainda são utilizadas pelo ser humano para a produção de alimentos como o queijo e iogurtes (figura 1 ).
  2. REINO PROTISTA: Abriga  todos os seres unicelulares que possuem NÚCLEO . Os protistas heterotróficos são chamados de protozoários. Um exemplo é a ameba (figura 2).
  3. REINO FUNGI: Engloba os fungos a maioria é  pluricelular e seu corpo é formado por uma série de  fios chamados de hifas (figura 3).
  4. REINO ANIMALIA: Comprende os animais, que por sua vez possuem células dotadas de AZUISnúcleo.São capazes de locomoção pelo menos em alguma fase do ciclo vital(figura 4).
  5. REINO PLANTAE:Corresponde as plantas, que são seres pluricelulares,possuindo células dotadas de núcleo, como são autotróficos, realizam a fotossíntese, apresentam tecidos e orgãos (figura5).
-1
alga azul










-2
ameba








-3
fungo venenoso









-4
macacos que são animais vertebrados.













-5
samambaia.