terça-feira, 29 de março de 2011

Os arquivos da vida

Inicialmente os seres vivos foram divididos em grupos chamados REINOS, logo depois foram divididos em grupos menores chamados FILOS: FILO DOS ARTRÓPODES, FILO DOS CORDOADOS. Cada filo, por sua vez pode se dividir em grupos menores chamados CLASSES: CLASSE DAS AVES,CLASSE DOS MAMÍFEROS. Cada classe pode se dividir e formar grupos bem menores chamados FAMÍLIAS:FAMÍLIA DOS CANÍDEOS. Uma família é formada por gênero.Os gêneros podem se reunir em várias ESPÉCIES:GÊNERO PANTHERA, GÊNERO FELIS.

Trabalho de Lineu.

ESPÉCIE: é o conjunto de organismos semelhantes entre si e gerar descendentes férteis.                           GÊNERO:por exemplo, o gato doméstico e o gato selvagem são de espécies diferentes mas de mesmo gênero.   Além disso Lineu criou o sistema de nomenclatura para os seres vivos usando o latim para dar nome as espécies e aos outros grupos.A nomenclatura criada por Lineu é chamada binomal ou seja cada espécie recebe dois nomes, sempre escritas em latim, latinizadas, ou se for digitada em itálico.Assim a espécie humana foi denominada homo sapiens a bananeira é musa paradisiaca a barata periplaneta americana o tigre panthera tigri a onça panthera onca e assim por diante.

Que critério usar para organizar os seres vivos?

A seção da biologia que cuida da organização dos seres vivos  chama-se TAXONOMIA os seres vivos são classificados de acordo com seus interesses práticos: se trazem prejuízos á humanidade, se comestíveis ou não, se são domésticos ou selvagens. A ciência da taxonomia, porém, agrupa os seres vivos por semelhanças no corpo e também no funcionamento, no desenvolvimento do organismo, no modo de reprodução e até entre seus genes.As semelhanças e as diferenças, utilizadas na classificção dos seres vivos ajudam a entender melhor como os diversos grupos evoluíram.