terça-feira, 22 de março de 2011

A ideia da geração espontânea.

Antigamente acreditava-se que os animais surgiram da matéria bruta, ou seja de uma geração espontânea.Nem todos aceitavam que os animais terim surgido da geração espontânea, um deles era Redi um italiano que fez um experimento. O experimento de Redi era assim:Redi pegou dois potes de vidro os dois com carne dentro, mas em um dos potes Redi pos um pano bem preso,ele esperou algumas semanas, o pote que estava aberto as moscas entraram e no fechado não, então Redi provou que os animais não surgiram da geração espontânea.Mesmo depois de Redi ter comprovado que os animais não surgiram da geração espontânea muita gente ainda duvidou em relação a isso, então um padre pesquisador chamado Spallanzi ferveu por uma hora vários vários frascos com caldo de carne e, assim, destruiu os organismos ali presentes. Manteve alguns abertos e fechououtros pouco antes de interromper a fervura. Resultado: os microrganismos surgiram apenas nnos frascos abertos.Spallanzi acreditou que então ter demonstrado que eles tinham vindo do ar, e não surgido por geração espontânea no caldo de carne.

As mutações e a evolução

Mutações são mudanças que ocorrem nos genes.São uma espécie de erro, um acidente que ocorre nos genes e faz surgir genes diferentes dos originais.Podem ser provocadas por certas substâncias químicas presentesno ambiente ou por radiações, como os raios ultrvioleta do sol ou os raios x.

Por que os filhos são parecidos com os pais.

A capacidade que os seres vivos têm de gerar decendentes semelhantes aos pais se chama HEREDITARIEDADE  e pode ser explicada pelos genes os genes são formados por uma substância química chamada ácido desoxirribonucleico ou DNA.

Reprodução sexuada.

É realizada pela maioria dos seres vivos,eles produzem células especiais, células reprodutoras chamadas GAMETAS, que se unem para formar uma nova célula, diferente das que lhe deram origem.A maioria das espécies que realizam reprodução sexuada apresentanm dois sexos.O sexo masculino produz uma célula reprodutora chamada de, gameta masculino, e o feminino produz outra célula reprodutora,o gameta feminino, nos animais ,o gameta masculino é denominado espermatozoide, e o gameta feminino é denominado óvulo.Quando os dois gametas se unem, dão origem a uma única célula, que é chamada FECUNDAÇÃO, e a célula formada por essa união é chamada CÉLULA-OVO ou ZIGOTO.Essa célula vai se dividindo  até formar um novo individuo.