terça-feira, 21 de junho de 2011

Moluscos.

O corpo dos moluscos é composto por cabeça, massa viceral e pé.
O animal presisa da ajuda da rádula para poder se alimentar, ele utiliza ela para raspar alimentos e facilitar  a sua comida, ainda existe o manto que é uma pele que fica sobre a concha.
Os moluscos são diididos em classes, nas quis são:
  1. gastrópodes:nele estão os caramujos (aquáticos em geral marinhos, mas de áqua doce também), os caracóis (geralmente terrestres) e as lesmas.
  2. bivalves: é composto pelas ostras e mexilhões a concha desses moluscos é dividida em duas partes.Os bivalves vivem no fundo do mar ou em corais ou até grudados em navios que foram afundados.
  3. cefalópodes: nele estão as lulas, polvos, sibas e náuticos, são todos marinhos e também são os maiores invertebrados. 

Anelídeos.

As minhocas possuem o corpo cheio de anéis, além disso, pelo o seu corpo todo ele possui as cerdas,as minhocas não possuem olhos mais sim células sensoras.
A importância das minhocas é muito importante elas perfuram o solo e o deixam mais arejado com isso, quando chover a água vai chegar até as raizes mais profundas.
Temos também os hirudíneos que reune os animais que não possuem cerdas que são conhecidos como sanguessuga.
REPRODUÇÃO DE UMA MINHOCA.

Nematoides.

Nesse filo estão as lombrigas, oxiúro e o ancilóstomo.
O nome cientifíco da lombriga é chamado de Ascaris lumbricoides, provocando a  ascaríase ou ascaridíase.
As lombrigas são consideradas muito grandes em comparação com os outros nematoides, elas medem cerca de 15 e 40 centímetros, como a maioria dos outros nematoides as lombrigas possuem sexos separados, os vermes adultos vivem no intestino e liberam mais de três mil ovos por dia, os ovos saem com as fezes e quando não há saneamento básico os ovos podem chegar aos alimentos e a água.
Se não houver tratamento, a pessoa contaminada pode ter o intestino obtruído até a morte.
A prevenção pode ser feita da seguinte maneira:
  1. uso de instalações sanitárias;
  2. consumo de água tratada para beber ou lavar alimentos;
  3. hábitos de higiene pessoal como lavar as mãos antes de comer, lavar com água tratada as frutas e os legumes consumidos crus;
Agora falando do ancilóstomo:
Esse verme se fixa na parede do intestino delgado com estruturas parecidas com dentes ou lâminas cortantes que ele possui na boca. Ele perfura a parede intestinal ele se alimenta de sangue.,
Temos também o bicho-geográfico que é pego principalmente nas praias.

esse é ciclo da lombriga.ciclo do ancilostomo.

Plateumintos.

São os plateumintos que causam as doenças, como, solitária ou esquistossomo.As planárias possuem a sua faringe embaixo de seu corpo.
A teníase made cerca de 3 e 8 metros a tênia é formada por uma cabeça, ou escólex, e um gande número de anéis chamados de proglotes ou proglótides.
Na cabeça dela existem ganhos que se grudam no nosso intestino.A tênia não presisa de um parceiro para a sua reprodução, ela se dobra e faz a troca de espermatozoides.
representado ao lado o ciclo da tênia.

Cnidários.

Os cnidários possuem duas formas de locomoção:
PÓLIPOS: são aqueles que se movimentam pouco ou são fixos.
MEDUSAS:são aqueles que se movimentam livremente, como, por exemplo as águas-vivas.
 Certos cnidários apesar de parecerem a primeira vista únicos, na verdade são uma colônia. Como a caravela - portuguesa.
O cnidários se reproduzem de duas maneiras:
ASSEXUADA e SEXUADA.
A reprodução assexuada ocorre por brotamento, e a sexuada ocorre pepor gametas, fecundação e criação de uma larva móvel, por issoo desenvolvimento é, portanto, indireto.
O recife de coral se deu pelo acuúmulo de esqueletos e o calcário.Ele além de de proteger o litoral contra a erosão provocada pelas ondas, os recifes abrigam uma imensa quantidade de organismos.

Poríferos.

As esponjas são organismos aquáticos sem meio de locomoção, as esponjas não se locomovem ,então por isso elas fazem com que o alimento venha até elas.A água atravessa os poros passa pela cavidade do corpo das esponjas, o átrio, e sai por uma abertura que está situada na parte de cima.
  1. O modo de com eles se reproduzem é de dois tipos:
  2. ASSEXUADA: um grupo de células se multiplica e forma pequenos brotos. Eles ficam presos ao copo das esponjas, e quando eles se soltam formam indivíduos isolados.
  3. SEXUADA: amebócitos originam um gameta que se encontram formando um zigoto, que forma uma larva, que se fixa em um lugar formando uma esponja.

Fungos.

Assim como outros animais os fungos são muito importantes para a decomposição da matéria orgânica,  os fungos possuem seu corpo cheio de pequenos fios chamados hifas, que um conjunto delas forma um micélio.
A reprodução dos fungos é muito simples, os fungos possuem pequenas células que são chamadas de esporos, os esporos são tão leves que podem ser levados pelo vento, dessa maneira, quando o esporo cai sobre alguma fatia de pão por exemplo, ele se multiplica e assim por diante.,
Existem vários tipos de fungos: os que são venenozos e os que não são, alguns são comestíveis e outros não, tem um tipo de fungo que produz o levedo de cerveja.
Mas também existe o liquen que é uma associação com algas azuis, ocorre da seguinte maneira: fungo  fornece proteção para a alga azul e ela lhe fornece alimento.
ao lado a demonstração de fungo por dentro. 

Protozoários.

Ao contrário das bactérias os protozoários possuem células dotadas de núcle
que são chamados de organismos EUCARIONTES ou  EUCARIOTOS.
Os protozoários  os protozoários tem a sua reprodução classificada como assexuada,ou seja,  a sua célula se parte  em dois e assim sucessivament.
Mas existem protozoários que tem a reprodução sexuada que nesse caso trocam gametas ou trocam material genético entre si.Os protozoários são muito diferentes uns dos outros, mas podem se juntar em grupos segundo suas próprias características .
Uma característica muito usada como critério de classificação é a forma de locomoção desses seres.
As amebas parecem massas de gelatina e mudam constantemente de forma vagarosamente e seu meio de locomoção é atráves do arrastamento.
Existem dois meios de locomoção que são pelos flagelos e o outro e pelos cílios, os protozoários que tem como meio de locomoção os cílios são chamados de protozoário ciliados e os que são movidos por flagelos são os animais flagelados
Alguns protozoários vivem nas águas e no solo úmido e para eles se alimentarem é atraves do predatismo.

ao lado a imagem de protozoáriosciliado,flagelado e uma ameba.