segunda-feira, 21 de março de 2011

Reprodução assexuada.

Em geral,é o tipo de reprodução que ocorre nas bactérias, ocorre por simples divisão, ou  seja,a célula simplesmente se divide em duas. Em condições ideais,istoé,com alimentos disponíveis e na temperutura adequada,uma bactéria pode dividir-se a cada vinte mintos.

Reagindo ao ambiente.

A capacidade que os mseres vivos têm de reagir a estímulos chama-se IRRITABILIDADE.É ela que permite ao ser vivo conseguir alimento,defender-se,evitar certos estímulos prejudiciais e reagir a várias outras situações.E é claro que as plantas também reagem a estímulos mas nós não percebemos.Você já reparou que, dentro de casa,certas plantas curvam-se em direção a janela e ficam com as folhas voltadas para a claridade.A reação de algumas plantas pode ser bem rápida.A plantinha conhecida como dormideira, ousensitiva, fecha as folhas quando algo as toca.

Seres autotróficos e seres heterotróficos.

O conjunto de reações químicas que ocorrem no ser vivo é chamado de METABOLISMO.As plantas produzem açúcar e, a partir dele, as outras substânciasque formam seu corpo, usando o mgás carbônico,água e sais minerais retirados do ambiente.Para isso empregaram a energia da luzdo sol dizemos então que as plantas têm NUTRIÇÃO AUTOTRÓFICA,  ou são SERES AUTOTRÓFICOS.já os animais não são capazes de realizar fotossíntese.Dizemos então que têm NUTRIÇÃO HETEROTRÓFICA e que são SERES HETEROTRÓFICOS:dependem dos açúcares e de outras substâncias produzidas pelos vegetais e por outros animais.

Como as plantas se alimentam.

Os vegetais absorvem água e gás carbônico do ambiente e transformam essas substâncias em glicose.Para isso, utilizam a energia da luz do sol.Esse processo de produção de glicose se chama FOTOSSÍNTESE.1-A planta absorve o gás carbônico do ar e água, da terra.2- Essassubstâncias são levadas para as células das folhas, que contêm uma substância chamadaCLOROFILA.a clorofila é capaz de absorver a energia da luz do sol.3- A energia absorvida pela clorofilaé usada para transformaro gás carbônico e a água em glicose.4-Além da glicose, a fotossíntese produz oxigênio.O oxigênio é eliminado no ambiente.Açúcares, gorduras e proteínas são chamados de SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS.Essas substâncias são encontradas principalmente no corpo dos seres vivos.Já a água, o gás carbônico, o oxigênio e os sais minerais são SUBSTÂNCIAS MINERAIS ou INORGÂNICAS,e estão presentes em grande quantidade também fora dos organismos.

Energia para o ser vivo: a respiração celular.

Quando se fala em respiração, geralmente pensamos nos pulmões se enchendo de ar e se esvaziando.Mas o processo pelo qual os seres vivos conseguem obter energia dos alimentos se chama RESPIRAÇÃO CELULAR.Para realizar esse processo a maioria dos seres vivos utiliza o oxigênio do ambiente. Uma substância contida nos alimentos é um açúcar chamado GLICOSE.Os animais usam a energia do açucar e de outras substâncias contidas nos alimentos para executar movimentos, produzir novas células,manterem-se aquecidos e realizar muitas outras atividades.Do mesmo modo, os vegetais usam a energia dos açúcares produzidos em suas células para crescer,regenerar partes perdidas e para outras funções.Quase todos os seres vivos são aeróbios.

A renovação do corpo.

Nós não vemos mas todos os dias muitas células de nossa pele morrem, mesmo assim o número de célulasde nossa pele não diminuem.Mas como isso ocorre? é simples: certas células de nossa pele se reproduzem e fazem a reposição das células que morreram.Podemos então concluir que a nutriçãoé importante não apenaspara o crescimento, mas também para a renovaçãodo organismo.Muitas substâncias e células se perdeme precisam ser repostas. O material para essa reposição também vem do alimento.

Crescimento e desenvolvimento.

Desde seu aparecimento, eles se desenvolvem,crescem,se reproduzem e morrem. Essa série de mudanças constitui o CICLO-VITAL, ou ciclo de vida.Os seres pluricelulares crescem principalmente por causa do aumento do número de células.Veja, por exemplo como um coelho se formou.Tudo começou com a união mde duas células o espermatozoide eo óvulo.Dessa união se formou uma única célula a célula-ovo dentro do corpo da mãe.A célula-ovo por sua vez se dividiu em duas e se dividiu de novo originando mais duas formando 4,depois8,16,32,64... essa série de divisões continuou até que o organismo estivesse formado. Á medida que o corpo se forma,asa células vão se especializando e se tornam diferentesumas das outras. Surgem assim os tecidos,os órgãos e os sistemas. Até o momento em que o organismo se torna sexualmente maduro: e capaz de se reproduzir Qual a importância do alimento para o crescimentoe o desenvolvimento? Para crescer e se desenvolver, o organismo retira substâncias do ambiente e as transforma.Imagine um coelho comendo uma cenoura. Ao se nutrir, ele transforma muitas substânciasque existem na cenoura em outras,que vão fazer parte de seu corpo.Se compararmos uma célula-ovo com um organismo já adulto, é fácil perceber que o adulto é maior  e mais pesado. Ao longo do desenvolvimento do organismo, o número de células das plantas e dos animais aumenta, por isso eles ganham peso e altura.

Orgãos e sistemas.

Os tecidos podem agrupar-se e formar um ÓRGÃO.Um exemplo disso é o estômago, que se constitui de várias camadas de tecidos. Uma delas forra e protege o estômago, além de produzir substâncias que realizam a digestão; outra contém vasos sanguíneos, e uma terceira é capaz dese contrair e ajudar a misturar os alimentos com as substâncias que fazem a digestão. Um grupo de órgãos que trabalham em conjunto e de forma harmoniosa constitui um SISTEMA. O coração,as artérias e as veias compõem o sistema circulátorio ou cardiovascular, que impusiona o sangue eo conduz pelo corpo.O estômago,o intestino, o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, a boca, as glândulas salivares emais alguns órgãos formam o sistema digestório ou digestivo.