quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pteridófitas.

Características gerais:
  1. Ainda dependem da água para reprodução, o anterozóide é flagelado e nada em direção a oosfera;
  2. São os primeiros grupos de vegetais a presentarem tecidos verdadeiros, crescimento, meritema e de preenchimento, parênjquima e o condutor vascular}xilema e floema;
  3. Primeiras plantas a apresentarem órgãos: raíz, caule e folhas.
As pteridófitas apresentam várias outras características que as briófitas não possuiam: em primeiro lugar, há vasos condutores de seiva, que levam rapidamente a água e os sais minerais extraídos do solo para as folhas  e transportam para toda a planta substâncias orgânicas da folha. Por esse motivo as pteridófitas podem atingir tamanhos muito maiores que as briófitas.

Reprodução:
As pteridófitas produzem esporos, e quando eles caem no solo, eles germinam, originando uma pequena planta em forma de coração, que dura muito pouco tempo. Ela mede apenas um ou dois centímetros de diâmetro  e é chamada de prótalo.
Quando essa plantinha fica coberta pela água da chuva ou pelo orvalho, o gameta masculino(anterozoide) nada sobre a superfície úmida do prótalo e fecunda o gameta feminino(oosfera). Forma-se o zigoto, que origina uma nova planta sobre o prótalo, que morre em seguida.










Nenhum comentário:

Postar um comentário