quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Briófitas.

Características gerais:
  1. não apresentam tecido, o corpo é um talo;
  2. o seu tamanho é milimétrico.
As briófitas não apresentam os chamados vasos conmdutores de seiva- sistema de canais que nas outras plantas transporta a água e os sais minerais das raízes para as folhas e distribui para toda planta as substâncias orgânicas produzidas nas folhas.
Por isso dizemos que os musgos são plantas avasculares, e suas estruturas s são chamadas: rizóide, cauloide e filoide, pois não podem ser considerados raiz, caule e folhas verdadeiros.
Por causa da ausência de vasos condutores de seiva, por isso é que não encontramos plantas altas nas briófitas: o transporte de substância no corpo das briófitas é realizado célula por célula e, por issoé mais lento que com outras plantas terrestres. Para uma planta isso não é problema, mas para uma planta grande ela teria dificuldade em distribuir todos os nutrientes para todas as partes do corpo.

Reprodução:

A água retida é imnportante também na reprodução sexuada desses vegetais, pois o gameta masculino, chamado anterozóide, vai ao encontro da oosfera, nadando com seus flagelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário